fbpx

Como atrair clientes e aumentar a receita com o imposto de renda pessoa física?

Atrair clientes e aumentar a receita de uma contabilidade não é uma tarefa fácil, mas com o imposto de renda da pessoa física, é possível criar e atingir essas metas, acompanhe as dicas.

Oportunidades geradas pelo imposto de renda

O período de apresentação da Declaração de Ajuste Anual gera muitas oportunidades durante o ano para os escritórios e profissionais contábeis.

Isso porque nem todas as pessoas físicas possuem tempo e até habilidade para a entrega da declaração. Tanto é assim, que a própria Receita Federal, ciente da situação, disponibilizou a autorização de acesso à DIRPF por outra pessoa.

Veja mais em: Novidades na Declaração da Pessoa Física 2023

Podemos considerar dentre essas pessoas, os sócios das empresas, as quais os escritórios e profissionais de contabilidade prestam serviços. É comum, que os sócios queiram manter as suas informações pessoais (patrimônio), no mesmo local em que a contabilidade da empresa está sendo feita, baseados na confiança em relação ao serviço.

Como atrair clientes com o imposto de renda?

Normalmente, os escritórios e os profissionais de contabilidade colocam placas e distribuem panfletos indicando que fazem a Declaração da Pessoa Física. Essa é a tática mais comum, porém, não é a única.

Com a difusão das redes sociais, este passou a ser outro bom caminho para oferecer o serviço e atrair clientes. Criar um perfil específico no Instagram, grupos no WhatsApp e no Telegram, para divulgação de informações simples e objetivas, é uma alternativa que pode gerar um bom resultado.

Qual o valor cobrado para a entrega da Declaração do Imposto de Renda?

O valor a ser praticado varia por tipo de declaração (simplificada, completa, espólio), forma de apresentação (por titular, em conjunto), pelo tipo e quantidade de informações (bens e direitos, aplicações financeiras, rendimento recebido acumuladamente, dependentes).

Via de regra, é definido um valor mínimo para declarações que contenham informações simples, oriundas de apenas um informe de rendimentos e com o patrimônio (bens e direitos) contendo poucos itens.

Mas fica a critério de cada profissional, como estabelecer os valores, lembrando de que utilizar uma média do que o mercado está praticando é uma boa opção.

Cuidados com a declaração

Elaborar a declaração de imposto de renda da pessoa física requer alguns cuidados, principalmente quando estamos tratando com dados e informações de terceiros.

Esses cuidados estão relacionados:

  • análise do programa IRPF e principalmente, das instruções de “Ajuda do Programa”;
  • estudo da situação e documentos da pessoa física;
  • contato com o cliente, em caso de dúvidas;
  • acompanhamento de notícias.

Checklist para entrega do imposto de renda 2023

A seguir relacionamos as principais informações, dados e documentos, necessários para que a elaboração e entrega da declaração sejam feitas com sucesso:

  • Identificação do contribuinte:documento de identificação que contenha o nome (conforme consta nas bases da Receita Federal), CPF, data de nascimento e título de eleitor), endereço completo atualizado e ocupação principal;
  • Dados bancários para débito ou restituição do imposto/PIX;
  • Dependentes (nome, data de nascimento e grau de parentesco);
  • Extratos bancários de conta corrente, conta poupança (Brasil e exterior);
  • Extratos/documentos de financiamentos (imóveis, veículos e outros);
  • Informe/comprovantes de aplicações financeiras, bolsa de valores, consórcios;
  • DARFs pagos relativos a ganhos líquidos de aplicações financeiras;
  • Escrituras/contratos de doações;
  • Livro Caixa + comprovante de despesas e receitas;
  • Recibos/comprovantes de pagamentos (educação, médicos, dentistas, laboratórios, convênios) feitos no ano de 2022, do titular e dependentes;
  • Recibos de pagamento de aluguel ou extrato/comprovante fornecido pela imobiliária;
  • Extrato do FGTS para quem realizou saque (aniversário, rescisão, financiamento de imóvel);
  • Extrato/documentos de dívidas e ônus;

Como obter os documentos?

Os documentos podem ser obtidos em meio digital (e-mail, mensagens, Google Drive etc.), o que ajuda na eliminação de papéis. A pessoa física também pode preencher um formulário eletrônico, com dados complementares.

Para simplificar esse processo, nós disponibilizamos um formulário editável para você enviar aos seus clientes e recolher as informações importantes para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Baixe o documento gratuitamente aqui!

Ao receber os documentos e o formulário, o primeiro passo é saber se a pessoa física está obrigada à entrega da DAA, ou se, não estando obrigada, deseja entregar mesmo assim. Após ter essa informação, o próximo passo é analisar os documentos, verificar se as informações necessárias estão completas e mãos à obra.

Planejamento tributário

Faz parte do planejamento tributário na declaração, para reduzir legalmente o imposto a pagar ou aumentar a restituição ou não pagar e nem receber nada, dentre outras, analisar:

  • Inclusão ou não de dependentes;
  • Benefícios da declaração em conjunto, pelos cônjuges/companheiros;
  • Doações diretamente na DAA, para o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e/ou Pessoa idosa, atentando-se para o limite;
  • Melhor forma de apresentar a declaração, completa (por deduções legais) ou simplificada (desconto simplificado);
  • Divisão do imposto a pagar em quotas;
  • Prioridade na restituição quando usar a declaração pré-preenchida ou optar pela restituição via PIX.

Após a entrega da declaração

Após a apresentação da declaração é importante enviar para o cliente, os arquivos da declaração/recibo entregues e, no caso de documentos físicos, o envio mediante protocolo.

Outro ponto importante é acompanhar o processamento da DAA por meio do “Meu Imposto de Renda” e, caso haja alguma inconsistência, realizar a retificação para que a Receita Federal não notifique o contribuinte, podendo resultar até em Malha Fina.

Receba as informações do Imposto de Renda 2023 por e-mail!

Durante a entrega do IRPF 2023, estamos disponibilizando diversos conteúdos para simplificar o acompanhamento das notícias e tirar suas dúvidas sobre o assunto. Toda quarta-feira você receberá o “Especial IRPF” por e-mail com todas as atualizações da semana, inscreva-se aqui!

Fontes de pesquisa

Gostou?
Compartilhe:

Fique por dentro!

Assine nossa news e receba conteúdos personalizados

Traga para o seu escritório as automações que só a Jettax te oferece

Experimente Agora