Aprenda a mapear os serviços mais rentáveis para a sua contabilidade

O investimento em serviços que apresentam baixa lucratividade podem prejudicar as empresas contábeis, atrasando o crescimento da empresa ou, até mesmo, gerando inúmeros prejuízos financeiros. Aprenda como identificar os serviços mais rentáveis e evitar danos para a sua contabilidade nesse artigo!

O que é a matriz BCG?

A matriz BCG é uma metodologia, criada pela empresa Boston Consulting Group, usada para analisar graficamente a viabilidade dos produtos ou serviços oferecidos. Através dessa análise, os empresários contábeis conseguem identificar os serviços mais rentáveis, e os que apresentam mais desvantagens para o escritório contábil.

O gráfico é dividido em dois eixos, sendo eles: crescimento do mercado e participação relativa no mercado. Nesses eixos, existem quatro quadrantes, sendo eles: estrela, interrogação, vaca leiteira e abacaxi.

Imagem ilustrativa da matriz BCG, ensinando como identificar os serviços mais rentáveis para as contabilidades.

Quais as características de cada quadrante?

Serviços considerados “estrelas” possuem:

  • Alta demanda e concorrência;
  • Grande esforço para vender;
  • Maior investimento;
  • Serviços rentáveis.

Características dos serviços chamados de “interrogação”:

  • Dúvidas em relação ao desempenho;
  • Serviços altamente segmentados;
  • Menor investimento;
  • Baixa demanda.

Serviços nomeados como “vaca leiteira”:

  • Serviços consolidados no mercado;
  • Menor investimento e esforço;
  • Serviços rentáveis;
  • Alta demanda.

Características dos serviços chamados de “abacaxi”:

  • Serviços pouco rentáveis;
  • Maior investimento;
  • Baixa demanda;
  • Alto risco.

Como usar a matriz BCG na contabilidade?

Agora que você já sabe quais são as principais características de cada quadrante, enquadre os serviços da sua contabilidade na matriz. Vamos para um exemplo?

Estrela:

  • Contabilidade gerencial;
  • Assessoria contábil;
  • BPO financeiro.

Interrogação:

  • Atendimento ao MEI;
  • Auditorias e perícias;
  • Contabilidade social.

Vaca leiteira:

  • Envio das obrigações acessórias;
  • Serviços fiscais e contábeis;
  • Declaração de IRPF;
  • Abertura de CNPJ.

Abacaxi:

  • Documentos de entrada e saída de funcionários;
  • Contabilidade governamental;
  • Contabilidade bancária.

O que fazer após a análise?

Os serviços classificados como “estrelas” podem conquistar um espaço considerável no mercado, portanto, invista tempo e recursos financeiros para que você se destaque na execução deles.

Não esqueça as “vacas leiteiras”, elas são de extrema importância para garantir o faturamento, desenvolvimento e segurança da sua empresa, pois já estão consolidadas no mercado e continuam gerando lucro.

As atividades enquadradas na “interrogação” são uma dúvida constante, portanto, não é possível definir um destino genérico para elas. Analise-as com atenção para identificar se o seu escritório continuará investindo nesses serviços.

Por fim, é aconselhável descartar os “abacaxis”, que demandam muitos esforços e investimentos sem retorno, podendo gerar grandes prejuízos para a empresa.


Categoria(s): Marketing contábil