Como baixar XML de nota fiscal eletrônica (NFe) com certificado digital

No início deste ano muitos contabilistas foram impactados pela decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) que bloqueia a consulta e download de arquivos XML de NFe e não permite gerar o Documento auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANF-e) sem certificados digitais.

Neste artigo iremos te ensinar como baixar XML de NFe com o certificado digital.

Afinal, qual a importância do arquivo XML de NFe e de CTe?

O arquivo XML é gerado com a emissão da NFe e precisa ser armazenado por pelo menos, cinco anos mais o ano vigente, já que sua perda pode gerar multas e autuações caso seja solicitado pela Receita Federal, haja troca de um produto ou seja necessário comprovar a propriedade sobre o bem ou serviço adquirido.

Com ele, o Governo pode verificar os detalhes sobre as transações realizadas.

No arquivo deve conter:

  1. Dados da NFe: número, modelo, série da nota fiscal, datas de emissão, saída/entrada e valor total;
  2. Dados do emitente e do destinatário: razões sociais, endereços, CNPJs e inscrições municipais e estaduais. Quando o destinatário é pessoa física, é informado o nome completo e CPF;
  3. Dados dos produtos ou serviços: informando a descrição dos itens, quantidades e valores;
  4. Dados do ICMS: base de cálculo e valores dos produtos, fretes, seguros, PIS, IPI e Cofins;
  5. Dados do transporte: dados do transportador, do veículo e volume transportado;
  6. Informações adicionais: com informações complementares de acordo com interesses do contribuinte.

Como baixar XML de NFe com certificado digital?

Em apenas um dia, algumas empresas podem emitir diversas notas fiscais, imagine só quantas são geradas em cinco meses, ou até mais: cinco anos! São muitos arquivos para administrar, não é mesmo?

O Download do arquivo pode ser feito pelo Portal Nacional da Sefaz por qualquer pessoa (física ou jurídica) que tenha vínculo ou autorização para realizar o download do XML (Emitente, Destinatário, transportador, etc.).

Para isso você deve acessar o site para consulta aqui e inserir o número da chave de acesso, confirmar o captcha e depois clicar no botão Continuar.

Como baixar XML de NFe e CTe com certificado digital


Se tudo der certo, na parte inferior da tela vai aparecer o botão Download do Documento. Basta clicar nele e pronto! Lembrando que o download só ficará disponível se você estiver com o certificado digital instalado na sua máquina.

Como baixar XML de NFe e CTe com certificado digital

O procedimento deve ser feito para cada nota fiscal emitida pela empresa, o que é extremamente complicado de administrar.

Então, para otimizar seu tempo e te auxiliar nesse processo, a Jettax criou o Jettax NF-e. Com ele é possível baixar suas notas fiscais na nuvem, sem fazer a manifestação e sem instalar programas na sua máquina ou na maquina do seu cliente. Além disso você também pode:

  • Usar filtros inteligentes para efetuar o download apenas dos períodos desejados
  • Importar notas fiscais de entrada ou saída
  • Fazer a manifestação online das notas fiscais
  • Importar e gerenciar arquivos CFe (SAT) e NFCe
  • Baixar relatórios avançados com detalhamento de produtos ou de notas faltantes
  • Consultar a autenticidade das notas de saída com baixa automática de eventos de cancelamento

Quer experimentar o nosso produto antes de tomar qualquer decisão? Nós te liberamos o acesso por sete dias grátis, assim você pode avaliar as funcionalidades da ferramenta. Entre em contato conosco aqui .


Categoria(s): Sem categoria

Tag(s):