Como a contabilidade do futuro pode transformar o seu negócio 

A contabilidade do futuro – contabilidade 5.0 – pode transformar e modernizar o seu negócio, com o uso da tecnologia, possibilitando economia de tempo e dinheiro. 

Nos últimos tempos, a Receita Federal, Secretarias da Fazendas dos estados e os municípios estão em trabalho contínuo para disponibilizar obrigações acessórias, cada vez mais modernas  que geram menos trabalho para os contribuintes, mas que são eficazes no cruzamento de dados para os fiscos.

Este é o caso das obrigações que fazem parte do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, que entre os anos de 2007/2008, surgiram como um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.

Os 3 grandes projetos iniciais do Sped foram: Escrituração Contábil Digital – ECD, Escrituração Fiscal Digital – EFD e a NF-e – Ambiente Nacional. 

Diante dessa modernização, a contabilidade não poderia ficar para trás. 

Assim, surgiu a Contabilidade 5.0. 

O que é a contabilidade 5.0? 

É um modelo de contabilidade que utiliza a tecnologia para: 

  • automatizar processos 
  • melhorar a eficiência e a produtividade 
  • fornecer insights para a tomada de decisões 

Tecnologia 

A tecnologia é a base da contabilidade 5.0, e na prática, utiliza ferramentas como: 

  • softwares de gestão contábil e fiscal 
  • inteligência artificial 
  • big data (conjunto de dados coletados de usuários do ambiente digital) 

Essas ferramentas são utilizadas para otimizar o dia a dia do escritório contábil, servindo para criar relatórios com dados específicos, gerenciar clientes, enviar comunicados, controlar prazos e para a gestão fiscal, como um todo. 

Eficiência 

Melhorar a eficiência dos processos contábeis e fiscais também é um dos requisitos da contabilidade 5.0, com a automação de tarefas e a adoção de metodologias ágeis (ferramentes inteligentes), que permitem que os contadores e analistas fiscais se concentrem em atividades de maior valor agregado. 

Insights 

Fornecer insights para a tomada de decisões, baseada em análise de dados e na inteligência artificial, possibilita que os profissionais contábeis identifiquem tendências e oportunidades para crescimento, desenvolvimento e criação de negócios. 

Aplicação da contabilidade 5.0 (contabilidade do futuro)

Alguns exemplos de como a contabilidade 5.0 pode ser aplicada estão relacionados com a automatização de tarefas, análise de dados, inteligência artificial. 

Automatizar tarefas repetidas, como lançamentos contábeis, conciliação bancária, emissão e busca de notas fiscais, libera tempo para a dedicação de atividades que requerem mais atenção, como é o caso de auditoria, planejamento fiscal, reestruturação societária, Imposto de Renda da Pessoa Física, consultoria e atualizações tributárias. 

Análise de dados 

Ficou no passado não analisar dados. 

Analisar dados financeiros do escritório e dos clientes, pode colaborar, de forma mais assertiva, para a tomada de decisões, planejamento financeiro e tributário, e ainda, gerar oportunidades de expansão. 

Um exemplo de oportunidade é a recuperação tributária, em especial de PIS/Pasep e Cofins, que tem feito com que os escritórios aumentem a estrutura e implantem um setor específico para realizar esse serviço.  

Inteligência artificial 

A inteligência artificial (IA generativa de textos, imagens, chatbots, assistentes de voz, mecanismos de busca) pode ser usada para automatizar tarefas simples e complexas (auditorias e análises de risco). Isso pode ajudar a melhorar a precisão e a eficiência dos processos contábeis, fiscais e até os administrativos. 

A profissão de contador vai desaparecer? 

De forma alguma! 

A profissão de contador ganha cada vez mais visibilidade, e o uso da tecnologia, pode propiciar benefícios a curto, médio e longo prazos, com a modernização/automação dos processos rotineiros, como é o caso de: 

  • análise de itens das notas fiscais para fins de tributação 
  • conferência da sequência de notas emitidas 
  • geração de guias 

Como a Jettax pode te ajudar na contabilidade 5.0 

A Jettax é uma empresa de tecnologia, que atua em grande parte do país, especializada em automação fiscal, pioneira na captura automática de documentos fiscais e focada em otimizar a rotina dos escritórios contábeis. 

A inteligência da Jettax facilita os processos para seus analistas fiscais, com: 

  • captura de NFS-e e auditoria de retenções (IRRF, CSRF e ISS/São Paulo), identificando erros, possibilitando a correção do arquivo .txt e a criação de regras personalizadas para seus clientes, conforme a tributação 
  • captura de NF-e, CT-e, NFC-e, de forma segura e sem a manifestação automática 
  • automações do ICMS: DIFAL, ICMS-ST, auditoria de CST, MVA 
  • Simples Nacional: enquadramento dos Anexos, controle de limite e sublimite, cálculo do fator “r” 
  • monitoramento de pendências fiscais perante a RFB, PGFN e outros órgãos

Fluxo da NFS-e 

Veja como funciona o fluxo das notas fiscais de serviços da automação Jettax, desde a captura até a geração da guia. 

A Jettax é uma ferramenta valiosa que pode ajudar os profissionais na implementação da contabilidade 5.0 e a oferecer serviços mais eficientes, personalizados e inovadores. 

A contabilidade 5.0 é uma tendência que está transformando positivamente o setor contábil e a tecnologia para colaborar com essa evolução. 

Veja também

Gostou?
Compartilhe:

Fique por dentro!

Assine nossa news e receba conteúdos personalizados

Traga para o seu escritório as automações que só a Jettax te oferece

×